Mídias Sociais: como iniciar um portfólio?

Mídias Sociais: como iniciar um portfólio?

Mídias Sociais: como iniciar um portfólio?

No JobCast 59, dei algumas dicas de como precificar os seus serviços de Marketing Digital, e abordei alguns erros muito comuns que acontecem no mercado. Hoje, dando um passo atrás, resolvi falar um pouco sobre algo que também me perguntam muito: como iniciar e montar um portfólio de mídias sociais.


Não existe receita de bolo, mas espero que o conteúdo contribua de alguma maneira.

Bom, já posso começar dizendo que eu tenho duas notícias para você que quer começar a montar seu portfólio e não sabe como começar. Um é boa. A outra, nem tanto. Ou melhor, vai depender do seu ponto de vista.

A boa notícia sobre a construção do seu portfólio de Mídias Sociais é que para começar basta você querer. Sim, exatamente isso que eu disse; basta você sentir vontade.

Vou listar alguns passos simples. Simples de verdade, logo abaixo.

Primeiro passo: estude todos os dias

Estude todos os dias. Todo profissional comunicação e marketing digital, seja ele novato ou não, precisa entender que a base teórica é importante. Na minha opinião, a mais importante.

Dedique, pelo menos, uma hora (no mínimo) do seu dia para ler algo sobre o assunto. Se possível tente fazer com que a leitura possa ser aplicada no seu trabalho.

Esse é o ponto mais importante na formação do seu portfólio. Eu diria que é este o ponto que vai te dar embasamento teórico maduro e profissional para não sair por aí falando besteira e acreditando em qualquer título sensacionalista sobre o tema.

E acredite, hoje em dia tá complicado até pro lado dos grandes portais de comunicação, até mesmo quando eles estão falando sobre Marketing Digital, precisamos verificar e ter olhar criterioso sobre todo tipo de leitura.

O embasamento teórico vai te dar mais segurança na hora de aplicar e, consequentemente, trazer melhores resultados. Com isso, seu portfólio enriquecerá junto.

Procure por livros sobre comunicação digital. Livros de verdade, não estou falando de eBooks. Nada contra eles, mas, normalmente, os eBooks disponíveis no mercado tem um único objetivo: captar o seu e-mail e te colocar no fluxo de automação até que você compre algo.

Então quer dizer que eu preciso ignorar os eBooks? Não. Mas não se prenda a eles. Inclusive, existem algumas empresas que valem apenas entrar nesse fluxo para receber o material, caso essa empresa, por exemplo, venda cursos.


Segunda dica: Comece ontem

Sim. Neste caso o velho clichê replicado no mundo publicitário do “é pra ontem”, cabe perfeitamente: você precisa começar ontem. Se não der, comece hoje.

Se você pretende mostrar o seu trabalho com marketing digital e mídias sociais, não dá pra ficar só na teoria. Afinal de contas, estamos falando sobre a construção de um primeiro portfólio, certo?

Ficar só na teoria pode dificultar a sua inserção no mercado real.

Mas como começar?

Vamos lá, em 5 passos;

1 – Escolha um tema que você gosta, ou que tem maior afinidade.

2 – Crie um nome legal e legível.

3 – Faça os cadastros nas redes sociais (incluindo um blog, se puder) que pretende atuar;

4 – Defina o seu objetivo e produza conteúdo;

5 – Mensure e registre o retorno.

OK, agora nós chegamos na notícia que eu disse que não seria tão boa quando a primeira: isso vai te dar trabalho e você vai precisar, além de colocar os seus estudos em prática, dispondo de boas horas do seu dia para a produção, mensuração e, por fim “filtragem” do que é importante constar no portfólio.

Eu disse que essa não seria uma notícia tão boa. No entanto, comece pelo básico, mas comece. Comece com os recurso que você tem em mãos.

Aproveite que o Facebook ainda deixa criar um página de graça.

 

Terceira dica: Invista em Networking

Direto ao ponto: se você não tiver humildade suficiente para assumir que não sabe, nunca vai aprender. Além de investir em capacitações e inúmeros cursos, invista em Networking.

Atualmente eu posso dizer, com segurança, que boa grande parte dos meus aprendizados vieram do networking com outros profissionais. Existem profissionais incríveis no mercado que podem, e muitos vão, te ajudar.

Dica de ouro (bônus):

afaste-se de profissionais negativos. Eles não vão te ajudar em nada.

Eu vou ficando por aqui, espero que o conteúdo tenha te ajudado de alguma forma e até o próximo conteúdo. 😉

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