Marketing Digital: reflita sobre sua participação no mercado

Marketing Digital: reflita sobre sua participação no mercado

Marketing Digital: reflita sobre sua participação no mercado

Quem é você no Marketing Digital?

Hoje, o conteúdo do JobCast é um pedido de reflexão. Um pedido de reflexão sobre a sua profissão, caso você seja um profissional de Marketing Digital.
Iniciante, aventureiro ou velho de guerra, peço que você reflita sobre “que é você no Marketing Digital.

Poderia parar o texto por aqui, deixar que vocês assistam o vídeo e tirem suas conclusões sobre os pontos abordados no conteúdo do vídeo.


No entanto, depois do vídeo, gostaria taria de te convidar a refletir sobre outros pontos importantes e que podem te ajudar a, não só refletir, como compreender um pouco da importância dessa reflexão.

Assista o vídeo e, e se tiver um tempinho, te convida a ler o texto complementar com um pouco mais do meu ponto de vista sobre a reflexão abordada no contexto do post.

Segmente seus estudos

Quando você escolhe um curso e resolve investir em uma faculdade, você saber que escolheu uma profissão. Escolheu um mercado ao qual tem interesse em se inserir profissionalmente, correto?

Correto. No entanto, percebam que eu disse que você vai se inserir em um mercado, não em um segmento de atuação específico. O Marketing Digital  é um universo amplo. Um universo amplo e, muitas vezes, por ser pouco compreendido e relativamente novo, pouco explorado como deveria.

E é aí que a confusão começa: não compreender que o mercado é feito de inúmeras áreas, e que cada uma dessa áreas são complementares, não igualitárias.

Se você estuda ou é formado em comunicação, com certeza já se deparou com aquele amigo que está na faculdades, quase formando, mas ainda sim, não sabe bem em que área vai atuar.


Ponto de reflexão

Se existe essa dúvida no meio acadêmico, como alguns profissionais conseguem tanta certeza quando estão atuando no universo digital, chegando a não aceitar que, muitas das vezes, mesmo não compreendendo o ambiente, se dizem especialistas?

Reflita sobre o “ser especialista”. O que você entrega é realmente um trabalho de especialista, ou você réplica esses “recortes” teóricos existentes no Google? 

Essa tirinha me fez refletir sobre o tal do profissional Social Media, as fórmulas passo-a-passo e os rótulos que o mercado lança. Reflita você também.

Tenha foco


Suponhamos que você compreende a vastidão que é o universo do Marketing Digital e, com isso, sabe que não é possível ser especialista em tudo que envolve esse mercado. Você se dedica a estudar e se atualizar sobre as atualizações e inovações do mercado.

Ponto positivo pra você. Você entendeu que especialista não é quem réplica teorias do Google. Você compreende que agora precisa de um foco. Uma área a qual se identifica.

Excelente. Agora é hora de iniciar os seus estudos, com foco em determinada expertise, para construir maturidade sobre o assunto, a ponto de, talvez, se intitular especialista.

Ponto de reflexão

O que você entrega, condiz com o seu título de especialista? Eu, particularmente, não sou ligado a títulos, embora entenda que nós temos e precisamos deles. Ah, só evite duas linha de especialidades no seu Linkedin, isso é, definitivamente, meio brega. 🙂


Nunca pare de estudar


Se você realmente trabalha com Marketing Digital, sabe que é impossível acompanhar todos os movimentos e inovações como gostaria. Por isso, e pra finalizar, vou deixar uma dica valiosa: nunca pare de estudar.

Dedique-se algumas horas do seus dia para estudar e se atualizar. s, discuta, converse, saiba escutar. tenha humildade de entender que você sempre terá algo a aprender com outros profissionais. Se você souber usar a internet e as comunidades no ambiente digital – e fora dele  – de maneira madura, acredite, você tende a se diferenciar no mercado.

Ponto de reflexão


Depois de tudo isso que foi redigido por aqui; quem é você no Marketing Digital?

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