A Morte do Social Media: O cliente Social Media

A Morte do Social Media: O cliente Social Media

A Morte do Social Media: O cliente Social Media

Se você trabalha com gestão de Mídias Sociais, eu arrisco dizer que você já passou pela situação apresentada no vídeo.

Quem é que nunca teve aquele cliente ansioso que, de repente, resolve atacar de Social Media? Se você ainda não teve um cliente assim, vai ter, pode ter certeza.

E o pior: isso vai te irritar profundamente. Assista o episódio. Se tiver um tempinho, leia o texto complementar.


Você e todo o seu ego de profissional que trabalha com Marketing Digital e Social Media vão ficar feridos.

Não deveriam, mas vão. Como eu sei disso?

Eu já passei por isso e, infelizmente, na época, eu não tive maturidade e humildade para reconhecer que parte -boa parte – do erro era meu.

Se o seu cliente postou algum conteúdo na página dele, sem te avisar, significa que existe uma falta de alinhamento e planejamento estratégico claro entre ambas as partes.

Convenhamos, a página que você gerencia é da empresa dele, certo?

Então, digamos, ele não precisa de autorização para publicar qualquer tipo de conteúdo, por ali, certo?

Muita gente vai discordar com o parágrafo acima. Concordo.

Mas não vou apenas apontar o problema, vou apontar uma solução que, por sinal, é, na minha opinião, o caminho mais saudável para um relacionamento consistente e duradouro.

Vocês precisam trabalhar como parceiros estratégicos.

Seja você agência, freelancer ou entusiasta: tenha em mente que você precisa orientar o seu cliente para que ele saiba quando e  porque ele deve postar.

Orientá-lo que existe um planejamento e que, caso ele tenha a vontade de participar na linha editorial, ele precisa estar alinhado com os objetivos definidos.

No vídeo, explico um pouco melhor, mas, se eu tenho uma dica rápida para deixar para você sobre como lidar com o cliente Social Media, é: ajude-o a atingir os resultados dele, participando.

O papel do “novo” perfil de profissional de Social Media precisa ir muito, mas muito além, mesmo de um simples postador, como falando no episódio 01.

Agora, é importante ressaltar que tem cliente que não vai aceitar a sua opinião e, para esse tipo de cliente a dica é simples: demita-o.

Eu vou ficando por aqui, muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.

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